“A Fortunate Man” é um drama dinamarquês dirigido por Bille August em 2018. O filme foi baseado no romance de oito volumes traduzido para o inglês “Lucky Per”. O autor do romance, Henrik Pontoppidan, escreveu a obra entre 1898 e 1904, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1917.

O drama desenvolve-se sobre o tema “ser afortunado”, “ter sorte” x “ser feliz”. Aliás, em dinamarquês, a mesma palavra “Lykke”, refere-se tanto à sorte como à felicidade. O filme nos remete também ao termo sorte como destino, transportando-nos às raízes da infância como determinantes de um destino de infortúnios pessoais, marcadas no inconsciente como lembranças encobridoras e segredos familiares, que permeiam as percepções, memórias e fantasias infantis. Em “Romances familiares” e “Lembranças encobridoras”, como entre outros textos, Freud nos apresenta sobre a importância dos primeiros anos de vida na estruturação do psiquismo e sobre as determinações inconscientes, desejo e memórias reprimidas que interagem no funcionamento mental. Numa sociedade aristocrática dinamarquesa do início do século XX, marcada por fortes tendências religiosas e político-filosóficas, o personagem principal,  Peter Sidenius, tenta desesperadamente encontrar-se com a sua sorte, seu destino,  sua subjetividade. Entre os inúmeros conflitos com a família, tenta desligar-se de suas raízes de origem cristã, mas sofre com os efeitos psíquicos que este rompimento lhe causa. Tenta quase como um mecanismo de compensação, realizar um projeto de engenharia de grande porte que iria valorizar a sua cidade natal tentando estabelecer uma enorme ligação através de canais, barragens e estações entre as regiões mais pobres e as regiões mais ricas da Dinamarca, utilizando-se do aproveitamento e transformação das energias das marés e eólica em energia elétrica. Entretanto, este projeto torna-se inviável quando se vê obrigado a submeter-se aos valores e ao poder financeiro da alta burguesia dinamarquesa. Encontra-se na fase adulta e próximo à meia idade ainda tendo que lidar com os mesmos conflitos que trazia da infância, e não dispondo de recursos psíquicos para elaborá-los, recolhe-se em uma vida solitária, circulando ao longo da vida entre o sucesso, o narcisismo e a catástrofe. Um filme lindíssimo, que nos remete a inúmeras reflexões e problematizações que permeiam as idéias dos pensadores do início do século XX. O filme nos aproxima dos traços culturais e sociais da sociedade europeia do início do século XX e às questões subjetivas que se delineiam em forma de profundos dramas associados aos conflitos familiares que são marcados pela infância. Estes que independem de uma época, mas se reatualizam nas dinâmicas intergeracionais familiares, como nos coloca a metáfora do relógio, um dos símbolos fundamentais do filme remetendo-nos à atemporalidade do inconsciente.

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